O último sábado (6/05) foi dia de formação do Sindigraf-RS em Santo Ângelo, com o workshop Como anda sua Empresa? O que é importante pensar?, da consultora empresarial Cinara Dupont. Durante a manhã, 12 empresários gráficos da região se reuniram na Faculdade Uníntese para debater análise de clientes e de mercado, oportunidades e sucessão e suas dificuldades, entre outros assuntos. De acordo com a ministrante, a formação seguiu um fluxo bem familiar, com alta interação entre os participantes: “Foi um workshop de sucesso, pois conseguimos trabalhar um dos calcanhares de Aquiles dos empresários, que é a questão do atendimento ao cliente”. Ela aponta que entre os assuntos discutidos sobre o cliente estavam a fidelização, prospecção e atendimento, ministrados de maneira que cada participante se sentisse confortável em expor a situação na sua empresa e desenvolver algo em cima do aprendizado da formação.

Outra grande questão do workshop, segundo Cinara, foi a questão da sucessão do gestor – um ponto muito sensível entre os empresários gráficos. “Muita gente tem arrepios ao pensar em sucessão pois acha que remete diretamente à morte ou abandono da empresa, o que nem sempre é verdade”, revela. Ainda, ela comentou, na ocasião, que é de fundamental importância que haja organização e planejamento da parte do empreendedor para treinar alguém a fim de deixar no seu lugar em alguma situação necessária. “Muito mais do que sair da empresa, o gestor se esquece que ele pode necessitar se ausentar por alguma urgência ou ainda querer tirar férias, nascendo então a necessidade de ter alguém para suprir as demandas da gráfica”, afirma.

Para Caroline Luft, sócia da Gráfica Adhara, de Santo Ângelo, a formação foi ótima, principalmente devido à abordagem de Cinara: “Foi muito bacana a maneira como ela colocou a importância do atendimento, pois, no cotidiano, acabamos prestando menos atenção nesta parte, o que pode colocar em risco a nossa carteira de clientes”. Caroline também foi a vencedora do sorteio do livro Coaching – Desenvolvendo pessoas e acelerando resultados, realizado ao final da palestra. “Já estou com o livro em cima da mesa da empresa, apenas esperando uma brecha para colocar as ideias em ação”, comemora Caroline.

Trazer a teoria para a prática também foi a intenção de Franciel Roehrs, sócio-diretor da SR Indústria Gráfica, de Horizontina, ao comparecer ao workshop. “Já pisei na gráfica na segunda-feira e comecei a utilizar as dicas da Cinara em relação ao atendimento dos clientes”, comenta Roehrs. Entre os destaques da capacitação, segundo ele, está a própria postura da palestrante em trabalhar com o envolvimento do grupo e trocar ideias com a realidade dos empresários.

 

Fonte: Sindigraf